Pular para o conteúdo principal

O Reinado Dos Pulps Policiais

Você provavelmente já viu essa capa,uma mulher atraente,uma arma ou vilão,ficava perto da mocinha e acima os dizeres:DETECTIVE, Provavelmente nem sabe,mas a "Ficção de Polpa" ou as "Pulp Fiction" ajudaram e muito para a consolidação da literatura policial no imaginário popular.
As Pulp Fictions são revistas do início do século 20,fabricado pela polpa de celulose,o que barateava o protudo,o que poderia até amarelar rápido,mas as histórias,nunca perdia a graça. As Pulps eram um tipo de entretenimento rápido,bem antes da invenção dos quadrinhos,e eram praticamente o que os seriados de televisão são hoje em dia. Existiam vários gêneros,mas os mais conhecidos eram as histórias de detetives,que era muito concentrado na literatura Noir,e as ficções científica, Ambos gêneros conhecidos pelas suas histórias mirabolantes.
Mesmo com sua fama sensacionalista e histórias fracas,Eles trouxeram vários autores e autoras famosas como:King Shelter e um dos maiores nomes da literatura noir:Raymond Chandler . Muitos personagens famosos da literatura policial,forma criados ou passaram nas revistas pulps, provavelmente o mais conhecido era "O SOMBRA",que fazia um sucesso na rádio e apareceu nas pulps com histórias de tirar o fôlego.
Como eu disse no começo do post,as capas fizeram tanto sucesso ou mais que as próprias revistas,com capas muitas vezes apelativas,nem sempre era visto por bons olhos,mesmo que na maioria das vezes,as capas exageravam no que acontecia de fato,nos contos.
Conhecida como "Revistas de Emoções",aqui no Brasil,as revistas pulps ficaram rodando em formato de livros de bolso,eles também continham famosos nos seus títulos,desde do editor que era o Erico Verissimo,para a já citada King Shelter. Infelizmente as revistas Pulps morreram com o nascimento dos quadrinhos,mas,ainda é guardado por todos como uma peça importante na formação da estrutura das investigações policiais e da própria literatura. Espero que gostem da nova seção,que falará sobre Pulp. Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Faixa Malhada-Resenha

Eu amo os contos de Sherlock Holmes,são simplesmente fantásticos e divertidos,pensando nisso,resolvi fazer um blog fazendo resenha sobre o meu conto favorito de Sherlock Holmes: A FAIXA MALHADA.  (ou a banda malhada,mas não gosto muito desse nome...) SINOPSE : Na história,Watson começa a contar um relato na época em que ainda estava solteiro e investigou junto com Holmes,o assassinato de  Julia Stoner, irmã faleciada de Helen Stoner,que estava preste a se casar. Mas como saber quem matou Julia Stoner já que não foi encontrado nenhum índice de veneno ou ferimentos? Sherlock Holmes com todo o seu poder de dedução e investigação,traz um dos casos mais singulares e mais bem escritos de sherlock holmes. Arthur Conan Doyle criou um ótimo suspense com essa história,envolvendo o passado de alguns personagens e estranhas coisas que acontecem na casa da cliente. Essa é uma das histórias de Sherlock Holmes em que o vilão já está estabelecido (é óbvio que isso não é spoleir), mas o

Voltei

Olá Comunidade que amo, eu estive fora por algum tempo mas o que importa é que as postagens voltarão,com roteiros bem melhores (antes a minha escrita no blog era um lixão) e outras novidades, se inscreva para ser notificado a cada post novo!!!

Professor Moriarty : Todo herói precisa de um vilão

"Ele era extremamente alto e magro, a testa curvada em uma curva branca, e seus dois olhos estavam profundamente afundados em sua cabeça. Ele estava barbeado, pálido e de aparência ascética, retendo algo do professor em suas feições. Seus ombros foram arredondados por muito estudo, e seu rosto se projeta para a frente, e foi para sempre lentamente oscilando de um lado para o outro de uma forma curiosamente reptiliana." Essa descrição que você acabou de ler,se trata de apenas de um dos mais famosos personagens do universo de Sherlock Holmes,mesmo que ele tenha aparecido em apenas em um conto. Hoje iremos falar sobre o Professor Moriaty. O Professor Moriarty teve sua única aparição no conto: O Problema Final (The Adventure of the Final Problem) de Sir Arthur Conan Doyle,em 1850. Mas a sua fama de ser o arqui-inimigo de Sherlock Holmes se mostra quando na história, Holmes o descreve como o "NAPOLEÃO DO CRIME". Na história,depois de vários meses em que Watson não