"Ele era extremamente alto e magro, a testa curvada em uma curva branca, e seus dois olhos estavam profundamente afundados em sua cabeça. Ele estava barbeado, pálido e de aparência ascética, retendo algo do professor em suas feições. Seus ombros foram arredondados por muito estudo, e seu rosto se projeta para a frente, e foi para sempre lentamente oscilando de um lado para o outro de uma forma curiosamente reptiliana."
Essa descrição que você acabou de ler,se trata de apenas de um dos mais famosos personagens do universo de Sherlock Holmes,mesmo que ele tenha aparecido em apenas em um conto.
Hoje iremos falar sobre o Professor Moriaty.
O Professor Moriarty teve sua única aparição no conto: O Problema Final (The Adventure of the Final Problem) de Sir Arthur Conan Doyle,em 1850.
Mas a sua fama de ser o arqui-inimigo de Sherlock Holmes se mostra quando na história, Holmes o descreve como o "NAPOLEÃO DO CRIME".
Na história,depois de vários meses em que Watson não se encontrava com seu amigo Sherlock,ele aparece para fazer uma proposta de viajar com ele, para qualquer lugar do continente,já que; Holmes estava prestes a dar o último golpe na organização de Moriarty,e agora precisa fugir do mesmo.
Mesmo que o conto já tenha se passado mais de 100 anos,Moriaty continua na cultura pop,não apenas como o maior vilão do Sherlock Holmes,como também um dos maiores vilões da ficção.
Ele faz tanto sucesso que apareceu em vários filmes e séries,desde dos filmes do Basil Rathbone,como o também na franquia de sucesso de Guy Ritchie.
Anthony Horowitz,escritor escolhido pessoalmente pelos responsáveis pelo espólio de Conan Doyle para escrever o livro"A casa de seda",escreveu também um livro dedicado ao personagem Moriarty.
intitulado de "Moriarty",na trama: o detetive inglês Athelney Jones, da Scotland Yard, encontra o que seria o corpo de Moriarty – mas com um bilhete, que sugere a existência de um novo e perigoso criminoso em Londres. A ele se junta o americano Frederick Chase, da agência Pinkerton, que chega à Europa justamente seguindo as pistas para encontrar um tal Clarence Devereux, bandido dos EUA que agora tenta se estabelecer em Londres. Será que dá pra somar dois mais dois?
E como o próprio autor falou na entrevista com o site JUDÃO:
“Moriarty, no fim das contas, é apenas parte da história”
Uma grande e épica história que seguem o imaginário dos fãs de sherlock holmes até hoje.
E para você?
Qual é a sua versão favorita do personagem?
Escreva nos comentário,e até a próxima.
Eu amo os contos de Sherlock Holmes,são simplesmente fantásticos e divertidos,pensando nisso,resolvi fazer um blog fazendo resenha sobre o meu conto favorito de Sherlock Holmes: A FAIXA MALHADA. (ou a banda malhada,mas não gosto muito desse nome...) SINOPSE : Na história,Watson começa a contar um relato na época em que ainda estava solteiro e investigou junto com Holmes,o assassinato de Julia Stoner, irmã faleciada de Helen Stoner,que estava preste a se casar. Mas como saber quem matou Julia Stoner já que não foi encontrado nenhum índice de veneno ou ferimentos? Sherlock Holmes com todo o seu poder de dedução e investigação,traz um dos casos mais singulares e mais bem escritos de sherlock holmes. Arthur Conan Doyle criou um ótimo suspense com essa história,envolvendo o passado de alguns personagens e estranhas coisas que acontecem na casa da cliente. Essa é uma das histórias de Sherlock Holmes em que o vilão já está estabelecido (é óbvio que isso não é spoleir...
Link:
ResponderExcluirhttp://judao.com.br/moriarty-e-uma-historia-nada-elementar/